UEFA Euro 2020: jogos, datas e tabela para download

Existem competições que são verdadeiros clássicos para os torcedores. Sem dúvidas, o UEFA Euro é uma delas e já virou a favorita de muita gente. Ainda estamos em 2019, mas a preparação para a competição no ano que vem já começou. Não é à toa que muita gente quer saber sobre a Euro 2020 agenda para não perder nenhuma partida – afinal, não falta emoção nesses jogos e quem gosta de futebol precisa acompanhar.

UEFA Euro 2020 classificação dos grupos

O UEFA Euro é um campeonato que acontece a cada 4 anos e reúne as seleções nacionais da Europa em partidas que definem o campeão Europeu. A última edição aconteceu em 2016 e a equipe de Portugal foi a grande vencedora do torneio. A primeira fase é chamada de fase de classificação dos grupos e todos os países europeus que queiram participar são bem-vindos. Assim, divide-se todas as seleções em 10 grupos, sendo eles formados da seguinte maneira:

A: Inglaterra, República Tcheca, Bulgária, Montenegro, Kosovo.

B: Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia, Luxemburgo.

C: Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estônia e Bielorrússia.

D: Suíça, Dinamarca, República da Irlanda, Georgia e Gibraltar.

E: Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria e Azerbaijão.

F: Espanha, Suécia, Noruega, Romênia, Ilhas Faroé e Malta.

G: Polônia, Áustria, Israel, Eslovênia, Macedônia e Letônia.

H: França, Islândia, Turquia, Albania, Moldávia e Andorra.

I: Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e San Marino.

J: Itália, Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Grécia, Armênia e Liechtenstein.

A partir desses grupos serão realizados os Euro 2020 jogos de classificação, que passam por oitavas e quartas de finais, semi finais, até chegar ao campeão da edição.

UEFA Euro 2020

Pontos chave da UEFA Euro 2020

Essa edição da UEFA Euro é especial, já que a competição comemora 60 anos de existência. Essa é a razão pela qual não há uma sede fixa para as partidas. O Euro 2020 calendário tem datas estabelecidas em diferentes estádios da Europa – uma chance para que mais torcedores estejam presentes nos jogos ao vivo.

São 55 seleções inscritas para a fase de grupos. Dentro de cada grupo, os times se enfrentam 2 vezes, em partidas de ida e volta. Assim, dois times de cada grupo irão para a próxima fase, sendo uma das 20 equipes classificadas. As outras quatro equipes serão definidas nos Euro 2020 jogos de repescagem.

É na fase de repescagem que as seleções menores tem mais chances de chegar longe na competição. Afinal, os times são definidos de acordo com os 16 grupos da UEFA Nations League. Os vencedores dos quatro grupos de cada uma das quatro ligas dessa competição tem a vaga garantida. Na Euro 2020 tabela, esta fase está agendada para acontecer em março de 2019.

Como os grupos são formados?

Em um primeiro momento, todas as seleções de países que quiseram participar e tinham a possibilidade de se adequar à Euro 2020 agenda entraram para a competição. Por isso, é possível encontrar times de países menores em todos os grupos. Com o andamento das partidas, alguns times são eliminados para que restem somente 24 seleções disputando o título de melhor equipe da Europa.

Na fase Euro 2020 jogos de classificação, ou seja, as partidas em que as seleções dos grupos se enfrentam entre si, 20 equipes deverão se destacar como “chaves” do grupo. Elas são direcionadas para as oitavas de final.

Na sequência, os demais times participam dos Euro 2020 jogos para garantir uma das 4 vagas restantes da competição. Assim, em partidas simples de ida e volta, somados ao resultado da Nations League, o torneio estabelece seus 24 times finalistas.

Euro 2020 agenda: datas e calendário

Ainda que a competição esteja apenas começando, as datas das partidas já estão estabelecidas no Euro 2020 calendário. Se você é fã de futebol, já anota na agenda para não perder nenhum jogo! Duas rodadas já aconteceram em março deste ano, por isso, listamos abaixo os jogos que ainda estão por vir:

  • 07 – 08/06/19: Terceira rodada
  • 10 – 11/06/19: Quarta rodada
  • 05 – 07/09/19: Quinta rodada
  • 08 – 10/09/19: Sexta rodada
  • 10 – 12/10/19: Sétima rodada
  • 13 – 15/10/19: Oitava rodada
  • 14 – 16/11/19: Nona rodada
  • 17 – 19/11/19: Décima rodada
  • 22/11/19: Sorteio da repescagem
  • 01/12/19: Sorteio da Eurocopa 2020
  • 26 – 31/03/20: Repescagem
  • 01/04/20: Sorteio adicional da Eurocopa 2020, se necessário
  • 12/06–12/07/20: Eurocopa 2020Essas são as Euro 2020 datas das partidas já estabelecidas. Por ser em diferentes estádios da Europa, provavelmente não haverá alterações na agenda de jogos.

Euro Copa 2020: Repescagens

A Euro 2020 agenda é extensa justamente por reunir todas as seleções europeias em uma só competição. Os play offs, conhecidos por aqui como Repescagem, é uma fase importante da competição que vai definir os 4 times restantes para dar início às oitavas de final.

A repescagem acontecerá da seguinte forma: os times são selecionados com base em seus resultados na Nations League da UEFA. Assim, essa fase da Euro 2020 agenda está marcada para acontecer em março de 2020. Se uma equipe vencedora dos grupos da Nations League já tiver sido classificada para a Euro nos jogos de grupo, a próxima melhor equipe assume a vaga.

Euro 2020 sorteios finais

Uma vez que as 26 equipes finalistas forem definidas, conforme os jogos da Euro 2020 tabela, é hora de realizar um novo sorteio de grupos que vai apresentar quais seleções irão se enfrentar nas oitavas de final. Este sorteio está marcado para acontecer no dia 01/12/2019 e já vai dar uma boa ideia ao torcedor do que cada time aguarda.

A Euro Copa é emocionante porque, na fase de oitavas de final, os confrontos são chamados de mata-mata. Ou seja, o melhor time passa para a próxima etapa. É também a partir dessa fase que a Euro 2020 agenda fica mais movimentada, com vários jogos que acontecem no espaço de um mês. Quem curte futebol vai ter bons motivos para acompanhar tudo de perto!

Euro 2020 países anfitriões: estádios e cidades

Ainda em 2014 houve o anúncio de que essa edição seria diferente. Para marcar os 60 anos do campeonato, ao invés de um país sede, teríamos vários estádios ao redor da Europa (o que, certamente, foi um desafio para organizar as Euro 2020 datas das partidas).

Mesmo com todo esse tempo de antecedência, um imprevisto foi a saída da Bélgica entre as sedes, por atrasos nas obras do estádio, sendo transferido o posto para Londres.

Dessa forma, na Euro 2020 agenda teremos jogos em vários países. Os jogos da fase de grupos, oitavas de final e final acontecerão em Londres, no Estádio de Wembley. Também com jogos da fase de grupos e quartas de final temos o Allianz Arena de Munique, Estádio Olímpico de Baku, Estádio Krestovsky em São Petersburgo e Stadio Olimpico de Roma.

Por fim, alguns jogos da fase de grupos e das oitavas de final acontecerão no Parken Stadium em Copenhagen, Arena Națională de Bucareste, Arena Johan Cruijff de Amsterdã, Aviva Stadium em Dublin, San Mamés de Bilbao, Estádio Ferenc Puskás de Budapeste e Hampden Park de Glasgow.

Agora, é só aguardar pelas próximas partidas marcadas na Euro 2020 agenda para acompanhar toda a competição que promete grandes momentos! Quem gosta de futebol, certamente vai encontrar diversão e muita emoção nesses jogos.

Rate this post



Comments are closed.